quinta-feira, 11 de outubro de 2012

INCLUSÃO EDUCACIONAL


Atualmente vivencia-se o processo de inclusão social, consequentemente também educacional, na tentativa de repararem erros cometidos no passado, onde ocorreu um longo processo de exclusão, deixando um grande contingente de pessoas à margem e desapropriados de seus direitos econômicos, culturais, sociais, educacionais, entre outros. Segundo  (Veras, 1999,p.8 ).

 O termo exclusão acabou ser algo duplamente interpretado. De um lado, conceito tão amplo, espécie de palavra mãe (conceito horizonte) que abriga vários significados para reunir pessoas e grupos que são abandonados, desafiliados (Castel) deixados de lado, desqualificados (Paugam) quer do mercado do trabalho quer d  as políticas sociais, etc, é um conceito equivocado, atrasado, desnecessário.

Esse conceito vem enfatizar que o termo exclusão está diretamente relacionado ao modo de vida de determinadas pessoas e grupos que são excluídos bruscamente do convívio social. Pois demonstra o impacto social que ocasiona sobre a sociedade com a dificuldade em lidar com as diferenças encontras no outro, seja cultural, políticas, religiosa, deficiências e até mesmo nos valores vigentes.

10 comentários:

  1. Oi Liana, primeiro parabens por nos proporcionar com um trecho bastante rico, principalmente para nos professores em formação termos momentos de reflexão e reconstruçao de nossos conceitos, aqui no momento a inclusão educacional e, sao atraves desses debates que são quebrados nossos preconceitos e deixando fluir assim os valores humanos.

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  2. Para falar sobre inclusão escolar é preciso repensar o sentido que se está atribuindo à educação, além de atualizar nossas concepções e resignificar o processo de construção de todo o indivíduo, compreendendo a complexidade e amplitude que envolve essa temática.

    Também se faz necessário, uma mudança de paradigma dos sistemas educacionais onde se centra mais no aprendiz, levando em conta suas potencialidades e não apenas as disciplinas e resultados quantitativos, favorecendo uma pequena parcela dos alunos.

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  3. Analiso o seguinte, claro que a educação tem que ser permeada a todos sem distinção, mas não se pode trabalhar em alguns casos sem o apoio de políticas públicas mais precisas e atuantes, vejo se é para incluir no ensino regular, precisa-se ter as devidas estruturas padronizadas para receber estas pessoas, com materiais e ambientes especializados e deliberar se elas optam a inclusão neste estabelecimento de ensino regular ou se queira uma escola especializada diretamente a sua necessidade, até mesmo por interação, hoje no ensino regular ainda é minoria nos padrões especializados. Mas acredito que pode ser possível muito em breve. Um abraço querida...

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  4. Este conceito vem enfatizar o Processo pelo qual a sociedade se adapta para poder incluir, em seus sistemas sociais gerais pessoas com necessidades especiais e, simultaneamente, estas se preparam para assumir seus papéis na sociedade. São respostas educativas dadas pelo sistema educacional, de forma a favorecer a todos os alunos e, dentre estes, os que estão dentro deste processo de inclusão social.

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  5. em tempos de inclusão, vale relembrar que cabe primeiramente aos pais, matricularem seus filhos nas escolas, pois muitos deles nem se quer cogitam po-los na escola, portanto um ponto esquecido é a inclusão desses pais no sistema escolar e social,para ai sim poder pensar na inclusão dessas crianças na sociedade.

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  6. Olá Liana, parabéns pelo texto. A inclusão de portadores de necessidades especiais é importantíssimo, porém, devemos salientar que muito se fala em incluir esses alunos na sala de aula,contudo,a família deve ter noção de que esse aluno é capaz de seguir sua vida normalmente, também devemos observar se a escola está realmente preparada para receber esse aluno de forma integral para, sem que ele passe por qualquer tipo de constrangimento.

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  7. ola liana seu tema e muito interessante . De acordo com a constituicao a educacao e um direito de todos , mas o que percebemos que para que isso aconteca seria necessario que mudassemos o mundo ,o termo exclusao acompanha o homem a decadas e para icluir esse sujeito na escola e na sociedade teriamos que acabar com as desigualdades sociais e com discriminacao.

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  8. Portanto as mudanças são fundamentais para inclusão, mas exige esforço de todos possibilitando que a escola possa ser vista como um ambiente de construção de conhecimento, deixando de existir a discriminação de idade e capacidade. Para isso, a educação deverá ter um caráter amplo e complexo, favorecendo a construção ao longo da vida, e todo aluno, independente das dificuldades, poderá beneficiar-se dos programas educacionais, desde que sejam dadas as oportunidades adequadas para o desenvolvimento de suas potencialidades. Isso exige do professor uma mudança de postura além da redefinição de papeis que possa assim favorecer o processo de inclusão.

    Para que a inclusão seja uma realidade, será necessário rever uma série de barreiras, além da política e práticas pedagógicas e dos processos de avaliação. É necessário conhecer o desenvolvimento humano e suas relações com o processo de ensino aprendizagem, levando em conta como se dá este processo para cada aluno. Devemos utilizar novas tecnologias e Investir em capacitação, atualização, sensibilização, envolvendo toda comunidade escolar. Focar na formação profissional do professor, que é relevante para aprofundar as discussões teóricas práticas, proporcionando subsídios com vistas à melhoria do processo ensino aprendizagem. Assessorar o professor para resolução de problemas no cotidiano na sala de aula, criando alternativas que possam beneficiar todos os alunos. Utilizar currículos e metodologias flexíveis, levando em conta a singularidade de cada aluno, respeitando seus interesses,suas idéias e desafios para novas situações. Investir na proposta de diversificação de conteúdos e práticas que possam melhorar as relações entre professor e alunos. Avaliar de forma continuada e permanente, dando ênfase na qualidade do conhecimento e não na quantidade, oportunizando a criatividade, a cooperação e a participação.

    Valorização maior das metas e não dos obstáculos encontrados pelo caminho, priorizando as questões pedagógicas e não apenas a questão biológica, com expectativa de que tudo será resolvido pela saúde.

    Não temos nenhuma proposta de inclusão que possa ser generalizada ou multiplicada, pois ainda é incipiente, no entanto é de consenso que esse processo é de responsabilidade de toda a sociedade e por tanto é preciso que a escola esteja aberta para a "escuta", favorecendo assim, as trocas para a construção do processo de inclusão escolar.

    Concluímos que para o processo de inclusão escolar é preciso que haja uma transformação no sistema de ensino que vem beneficiar toda e qualquer pessoa, levando em conta a especificidade do sujeito e não mais as suas deficiências e limitações

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  9. Falar de inclusão, em nossa sociedade, é um desafio. Porque simplesmente, esta dita sociedade possui barreiras para separar as escolas regulares dos alunos com necessidades especiais. A primeira, e mais difícil, é o preconceito. A segunda é a estrutura física, que embora não seja tão difícil de ser superada, o poder público não tem disponibilizado verbas suficientes para que estas barreiras sejam superadas. Outra barreira é a falta de conhecimento a respeito dos direitos dos deficientes por parte dos seus familiares. Como lutar por direitos se não se sabe nem mesmo que eles existem.

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  10. A inclusão é um movimento social das lutas das pessoas com deficiências e seus familiares na busca dos direitos e lugar na sociedade.

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